Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

A plenitude do amor

A plenitude do amor

        Meus irmãos, tomo a liberdade de hoje utilizar um texto de Santo ... Leia mais

O que o Amor não sabe fazer?

O que o Amor não sabe fazer?

        No dia a dia e especialmente quando a vida nos presenteia com mome... Leia mais

Abra-se para escutar a voz do Senhor

Abra-se para escutar a voz do Senhor

        “Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz” (João 18, 37) O... Leia mais



O cardeal-patriarca de Lisboa apelou ontem dia 16 em Fátima à “justiça” na resposta à atual crise económica em Portugal, sublinhando que o “realismo das situações” deve ter sempre em conta “a equidade”.

“A verdade deve prevalecer sobre ideologias, o bem comum está acima de interesses individuais ou grupais”, disse D. José Policarpo, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na abertura dos trabalhos da 179ª assembleia plenária deste organismo.

Para este responsável, os bispos católicos devem ter em conta “as interpelações pastorais acrescidas devido ao momento que o país atravessa”.

“Estamos todos interessados em darmo-nos as mãos para, em conjunto, podermos responder às novas situações sociais emergentes, com a resposta própria da Igreja que é a caridade fraterna, a solicitude pelos irmãos em necessidade”, assinalou.

D. José Policarpo defendeu a construção de uma “rede de solidariedade”, como “resposta própria” da Igreja, dirigindo-se ainda a políticos, associações de empresários e de trabalhadores, comunicação social e fazedores de opinião.

“A todos pedimos, na especificidade do contributo próprio de cada um, a coragem da verdade, a generosidade das soluções propostas, a prioridade dada ao bem comum, a busca da justiça e da paz social”, prosseguiu.

A assembleia plenária, órgão máximo da CEP, vai decorrer na Casa de Nossa Senhora das Dores, Santuário de Fátima, da Diocese de Leiria-Fátima, até quinta-feira.

“Queremos suscitar a esperança. Quando os nossos irmãos sofrem, o nosso ministério é chamado a ser mais genuinamente expressão do amor misericordioso e testemunha que o sofrimento foi caminho para a alegria pascal”, disse D. José Policarpo.

Durante os trabalhos, os bispos vão examinar os resultados do inquérito realizado em 2011 pela Universidade Católica Portuguesa sobre ‘Identidades religiosas em Portugal: representações, valores e práticas’.

A CEP vai ainda analisar duas notas pastorais: ‘Unidade da Europa, um projeto de civilização’ e ‘Celebrar e viver o Concílio Vaticano II’.

A este respeito, o cardeal-patriarca de Lisboa recordou as propostas lançadas por Bento XVI pela celebração dos 50 anos da abertura do Concílio, a nova evangelização e a proclamação do Ano da Fé, que se inicia em outubro.

“Só o vigor de uma fé confessada permitirá a ousadia de novas formas de evangelizar em que a missão dos cristãos leigos é importante, no seio da família e das diversas estruturas da sociedade”, observou.

Segundo D. José Policarpo, o Concílio Ecuménico Vaticano II (1962-1965) “traçou as coordenadas de uma fé vivida, em Igreja, radicada na atualidade da Palavra de Deus, centrada em Jesus Cristo, capaz de ser anúncio de esperança para a sociedade contemporânea”.

“Atrevo-me a propor que a concretização daqueles pontos comuns de renovação pastoral que vimos procurando, sejam, no próximo ano, vivências comuns do Ano da Fé, ao ritmo do Concílio e da Nova Evangelização”, disse o presidente da CEP, a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal.

OC

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

As meditações para a Via Sacra

As meditações para a Via Sacra

As meditações das quatorze estações da Via Sacra – que será presidida pelo Papa Francisco no Coliseu no final da tarde de Sexta-feira Santa, 18 de Abril – foram escritas pelo arcebispo de Campobasso... Leia mais

A História esquecida das crianças escravizadas

A História esquecida das crianças escravizadas

      O preço de uma mercadoria Todos os anos cerca de mil crianças cristãs desaparecem no Paquistão. São raptadas e acabam, quase sempre, nas malhas de redes de tráfico de seres humanos. P... Leia mais

1.200 Bíblias de bolso

1.200 Bíblias de bolso

Os detentos da prisão romana ‘Regina Coeli’, receberão como presente de Páscoa do Papa Francisco, na próxima quarta-feira, 1.200 Bíblias de bolso. Os Evangelhos serão entregues pelo Elemosinei... Leia mais

Em Destaque

Destaque - Blog Benfeitor

Missa do Clube da Evangelização

“A Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida Cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia ord... Leia mais

A Alegria de ser Pai

A tradição da Igreja Católica diz-nos que, no dia 19 de Março, celebra-se o dia de São José, esposo de Maria. São José foi um pai adoptivo de Cristo, mas Deus escolheu-o porque ele... Leia mais

Destaque - Blog Livraria

Destaque - Blog Eventos

Festa da Misericórdia

Festa da Misericórdia

  Data 27 Abr 2014 09:00 -... Leia mais

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

O tesouro que o mundo procura

News image

Quem não luta não tem muitos problemas nem dific... Leia Mais

A espiritualidade da Sexta-feira Santa

News image

Dar a vida pelos outros como o Senhor deu a vi... Leia Mais