Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

A raiz da cura está no perdão

A raiz da cura está no perdão

  No perdão está a raiz de tudo! Ame seu familiar e próximo, apesar de toda... Leia mais

Onde está a minha cruz?

Onde está a minha cruz?

    A compreensão deste mistério – a cruz – e seu lugar em nossa vida crist... Leia mais

A nossa maior riqueza é o Senhor

 A nossa maior riqueza é o Senhor

“As obras das suas mãos são verdade e justiça” (Sl 110,7). O nosso maior ri... Leia mais



O cardeal-patriarca de Lisboa apelou ontem dia 16 em Fátima à “justiça” na resposta à atual crise económica em Portugal, sublinhando que o “realismo das situações” deve ter sempre em conta “a equidade”.

“A verdade deve prevalecer sobre ideologias, o bem comum está acima de interesses individuais ou grupais”, disse D. José Policarpo, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na abertura dos trabalhos da 179ª assembleia plenária deste organismo.

Para este responsável, os bispos católicos devem ter em conta “as interpelações pastorais acrescidas devido ao momento que o país atravessa”.

“Estamos todos interessados em darmo-nos as mãos para, em conjunto, podermos responder às novas situações sociais emergentes, com a resposta própria da Igreja que é a caridade fraterna, a solicitude pelos irmãos em necessidade”, assinalou.

D. José Policarpo defendeu a construção de uma “rede de solidariedade”, como “resposta própria” da Igreja, dirigindo-se ainda a políticos, associações de empresários e de trabalhadores, comunicação social e fazedores de opinião.

“A todos pedimos, na especificidade do contributo próprio de cada um, a coragem da verdade, a generosidade das soluções propostas, a prioridade dada ao bem comum, a busca da justiça e da paz social”, prosseguiu.

A assembleia plenária, órgão máximo da CEP, vai decorrer na Casa de Nossa Senhora das Dores, Santuário de Fátima, da Diocese de Leiria-Fátima, até quinta-feira.

“Queremos suscitar a esperança. Quando os nossos irmãos sofrem, o nosso ministério é chamado a ser mais genuinamente expressão do amor misericordioso e testemunha que o sofrimento foi caminho para a alegria pascal”, disse D. José Policarpo.

Durante os trabalhos, os bispos vão examinar os resultados do inquérito realizado em 2011 pela Universidade Católica Portuguesa sobre ‘Identidades religiosas em Portugal: representações, valores e práticas’.

A CEP vai ainda analisar duas notas pastorais: ‘Unidade da Europa, um projeto de civilização’ e ‘Celebrar e viver o Concílio Vaticano II’.

A este respeito, o cardeal-patriarca de Lisboa recordou as propostas lançadas por Bento XVI pela celebração dos 50 anos da abertura do Concílio, a nova evangelização e a proclamação do Ano da Fé, que se inicia em outubro.

“Só o vigor de uma fé confessada permitirá a ousadia de novas formas de evangelizar em que a missão dos cristãos leigos é importante, no seio da família e das diversas estruturas da sociedade”, observou.

Segundo D. José Policarpo, o Concílio Ecuménico Vaticano II (1962-1965) “traçou as coordenadas de uma fé vivida, em Igreja, radicada na atualidade da Palavra de Deus, centrada em Jesus Cristo, capaz de ser anúncio de esperança para a sociedade contemporânea”.

“Atrevo-me a propor que a concretização daqueles pontos comuns de renovação pastoral que vimos procurando, sejam, no próximo ano, vivências comuns do Ano da Fé, ao ritmo do Concílio e da Nova Evangelização”, disse o presidente da CEP, a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal.

OC

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

A beleza de Deus na Bolsa de Turismo de Lisboa 2015

A beleza de Deus na Bolsa de Turismo de Lisboa 2015

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), da Conferência Episcopal Portuguesa, participa a partir de hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2015, a decorrer até 1 de março na Feira Internacional de Lisboa. Num comunicado enviado à Agênci... Leia mais

Primeiras declarações de D. Manuel Clemente aos jornalistas após o consistório

Primeiras declarações de D. Manuel Clemente aos jornalistas após o consistório

O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou no Vaticano que a sua nova missão o vai levar a responder ao desafio de “proximidade” que é colocado pelo Papa Francisco. “Proximidade com as pessoas, que não acaba sejam quais forem as circunstâncias, que ... Leia mais

Padre Luís Costa tomou posse para um terceiro mandato à frente da organização católica

Padre Luís Costa tomou posse para um terceiro mandato à frente da organização católica

O padre Luís Costa foi reeleito à frente da direção da Cáritas Diocesana de Coimbra e definiu como prioridades para este ano o reforço das respostas sociais à terceira idade e às pessoas com doenças mentais degenerativas. Um comunicado do organ... Leia mais

Destaque

Clube de Evangelização

Bem haja pela sua Dedicação!

Caríssimo benfeitor Evangelizador da Comunidade Canção Nova, É graças a si, à sua dedicação, ao seu amor por esta Obra, que a palavra de Deus chega a tantas casas, a tantas famílias. É pelo seu carinho que muitas pess... Leia mais

Encontrar a verdadeira felicidade

Eu nem consigo começar a descrever a todos a alegria que enche o meu coração. Às vezes eu fico completamente dominada pelas maravilhas Dele e ele consegue levar-me às lágrimas. Pouca gente me conhece verdadeiramente, e n... Leia mais

Próximos Eventos

Tarde de Louvor em Ribamar

Tarde de Louvor em Ribamar

Tarde de Louvor em Ribamar com... Leia mais

Destaque Livraria

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Ajudando o filho a lidar com a ansiedade

News image

Existem vários sintomas para observar o que é um... Leia Mais

Como fazer uma boa confissão?

News image

A confissão é um sacramento de cura Cada ... Leia Mais