Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

O coração humano é como uma bússola

O coração humano é como uma bússola

      O coração humano é como uma bússola que nos mostra s... Leia mais

Sinto-me um prisioneiro! Como ser livre?

Sinto-me um prisioneiro! Como ser livre?

        É mais simples do que você pensa. A liberdade é uma conquista de ... Leia mais

Amar a todos

Amar a todos

        “Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe dis... Leia mais



Bento XVI alertou ontém dia 3 em Roma para a “sombra de uma crise do pensamento” que considera estar a projetar-se sobre o saber científico e a vida académica, pedindo maior abertura para a reflexão sobre a transcendência.

“O homem do nosso tempo vive muitas vezes condicionado pelo reducionismo e o relativismo, que levam à perda do sentido das coisas”, afirmou, no discurso que proferiu durante a visita que realizou à Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma, no 50.º aniversário da criação da Faculdade de Medicina.

Segundo o Papa, há um deslumbramento face à “eficácia técnica” que leva a esquecer “o horizonte essencial da questão do sentido, relegando assim à insignificância a dimensão transcendente”.

“O nosso é um tempo em que as ciências experimentais transformaram a visão do mundo e a própria autocompreensão do homem”, referiu, perante a comunidade académica e os profissionais da Clínica Agostino Gemelli, nome do fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Católica romana.

Bento XVI criticou um pensamento “fraco” e o “empobrecimento ético” nas sociedades europeias, convidando a redescobrir o “vigor do significado e o dinamismo da transcendência” e à abertura para “o horizonte do ‘quaerere Deum’ ['a busca de Deus']”.

“Uma mentalidade fundamentalmente tecnocrática gera um perigoso desequilíbrio entre aquilo que é tecnicamente possível e o que é moralmente bom, com consequências imprevisíveis”, alertou.

Neste contexto, o Papa admitiu que as “múltiplas descobertas e tecnologias inovadoras” que se sucedem a um ritmo acelerado são “motivo de orgulho”, mas trazem também “implicações perturbadoras”.

Perante vários membros do governo italiano e autarcas locais, Bento XVI apresentou o cristianismo como a “religião do Logos ['palavra', em grego]” que “não relega a fé no âmbito do irracional, mas atribui a origem e o sentido da realidade à Razão criadora”.

Bento XVI aludiu à “missão insubstituível” das universidades católicas, locais “onde a relação educativa é colocada ao serviço da pessoa” para promover “competência científica” e oferecer um “património de saberes que as várias gerações destilaram em sabedoria de vida”.

O discurso papal encerrou-se com uma referência ao “amor de Deus”, frisando que “sem amor também a ciência perde a sua nobreza”.

“Só o amor garante a humanidade da investigação”, concluiu.

(Agência Ecclesia)

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

Bispo vai passar noite de Natal com os mais pobres e sós da cidade

Bispo vai passar noite de Natal com os mais pobres e sós da cidade

O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, vai passar a noite de Natal com os sós, os sem-abrigo e os pobres da cidade, numa iniciativa promovida pelo Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima. Num comunicado enviado à Agênci... Leia mais

Bispo de Setúbal pede alegria e ações concretas pelas famílias

Bispo de Setúbal pede alegria e ações concretas pelas famílias

O bispo de Setúbal dirigiu uma mensagem de Natal à diocese, na qual enumera vários motivos para a alegria neste tempo específico pelas várias famílias que se constituem na Igreja, na sociedade, e pede gestos concretos. “Levemos esperança aos ca... Leia mais

Papa recebeu votos de Bom Natal dos meninos e meninas da Ação Católica Italiana

Papa recebeu votos de Bom Natal dos meninos e meninas da Ação Católica Italiana

O Papa recebeu as crianças da Ação Católica Italiana, para o tradicional encontro de Natal, e disse-lhes que Jesus é o “melhor amigo”, com o qual “tudo, tudo é possível”. “A oração, falar com Jesus, o melhor amigo, que nunca nos abandona: co... Leia mais

EM DESTAQUE...


Clube de Evangelização

“Aguardamos a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1Cor 1,7)

O Advento, é um tempo de preparação, e por isso somos convidados a vive-lo, como um tempo de penitencia, jejum e de oração. É um recordar da nossa miséria humana sem esperança, que Cristo ve... Leia mais

Missa do Clube da Evangelização, dia 7 de Novembro 2014

“A Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida Cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia ordenando-se ... Leia mais

Próximos Eventos

Encontro na Paróquia de Nova Oeiras

Encontro na Paróquia de Nova Oeiras

  Data 25 Jan 2015 10:00 -... Leia mais

Destaque Livraria

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Só competência não basta para segurar o emprego

News image

Foi-se o tempo em que competência era fator cruc... Leia Mais

Por que chamamos a Virgem Maria de Nossa Senhora?

News image

Rainha dos Anjos, Rainha dos Santos, Rainha dos ... Leia Mais