Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

Somos mais que vencedores

Somos mais que vencedores

        "Mas em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude... Leia mais

Por que tanta insatisfação?

Por que tanta insatisfação?

      As razões podem ser muitíssimas, entretanto, existe uma possibilidad... Leia mais

É preciso perder para ganhar o céu

É preciso perder para ganhar o céu

      “Do amor desordenado e do vão temor nascem todo desassossego do cora... Leia mais



Bento XVI alertou ontém dia 3 em Roma para a “sombra de uma crise do pensamento” que considera estar a projetar-se sobre o saber científico e a vida académica, pedindo maior abertura para a reflexão sobre a transcendência.

“O homem do nosso tempo vive muitas vezes condicionado pelo reducionismo e o relativismo, que levam à perda do sentido das coisas”, afirmou, no discurso que proferiu durante a visita que realizou à Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma, no 50.º aniversário da criação da Faculdade de Medicina.

Segundo o Papa, há um deslumbramento face à “eficácia técnica” que leva a esquecer “o horizonte essencial da questão do sentido, relegando assim à insignificância a dimensão transcendente”.

“O nosso é um tempo em que as ciências experimentais transformaram a visão do mundo e a própria autocompreensão do homem”, referiu, perante a comunidade académica e os profissionais da Clínica Agostino Gemelli, nome do fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Católica romana.

Bento XVI criticou um pensamento “fraco” e o “empobrecimento ético” nas sociedades europeias, convidando a redescobrir o “vigor do significado e o dinamismo da transcendência” e à abertura para “o horizonte do ‘quaerere Deum’ ['a busca de Deus']”.

“Uma mentalidade fundamentalmente tecnocrática gera um perigoso desequilíbrio entre aquilo que é tecnicamente possível e o que é moralmente bom, com consequências imprevisíveis”, alertou.

Neste contexto, o Papa admitiu que as “múltiplas descobertas e tecnologias inovadoras” que se sucedem a um ritmo acelerado são “motivo de orgulho”, mas trazem também “implicações perturbadoras”.

Perante vários membros do governo italiano e autarcas locais, Bento XVI apresentou o cristianismo como a “religião do Logos ['palavra', em grego]” que “não relega a fé no âmbito do irracional, mas atribui a origem e o sentido da realidade à Razão criadora”.

Bento XVI aludiu à “missão insubstituível” das universidades católicas, locais “onde a relação educativa é colocada ao serviço da pessoa” para promover “competência científica” e oferecer um “património de saberes que as várias gerações destilaram em sabedoria de vida”.

O discurso papal encerrou-se com uma referência ao “amor de Deus”, frisando que “sem amor também a ciência perde a sua nobreza”.

“Só o amor garante a humanidade da investigação”, concluiu.

(Agência Ecclesia)

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

Setúbal: Bispo dedica ano pastoral a Maria e ao aniversário da diocese

Setúbal: Bispo dedica ano pastoral a Maria e ao aniversário da diocese

Ano pastoral começa com peregrinação a Fátima O bispo de Setúbal divulgou a mensagem para o próximo ano pastoral com o lema “Igreja de Setúbal, com Maria, alegra-te e evangeliza”, dia do 39.º aniversário da edificação da diocese. “No dia 16 de julho de 2015 ocorre o quadragésimo ano da criação da nossa diocese e a 26 de outubro o aniversário da ordenação e da tomada de posse do seu primeiro bispo, o senhor D. Manuel Martins”, relembrou D. Gilberto Canavarro dos Reis na mensagem que env... Leia mais

Setúbal: D. Manuel Martins lançou nova edição dos «Pregões de Esperança»

Setúbal: D. Manuel Martins lançou nova edição dos «Pregões de Esperança»

Bispo emérito acredita que vão chegar «dias melhores» O bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, apresentou esta quarta-feira uma reedição do livro “Pregões de Esperança”, obra dedicada à reflexão que o prelado realizou à volta da temática social. Em declarações à Agência ECCLESIA, no salão nobre dos Paços do Concelho de Setúbal, D. Manuel Martins reconheceu que, na base desta nova edição, revista e aumentada, esteve o “objetivo de elevar a alma, o ânimo do país”, num tempo marcado... Leia mais

Bispo do Porto deseja canonização do «Pai Américo»

Bispo do Porto deseja canonização do «Pai Américo»

Fundador da Casa do Gaiato será para «sempre cidadão do Porto e modelo da alma cristã e solidária» da cidade. O bispo do Porto pediu, este sábado, aos cristãos que rezassem para que a “beatificação e canonização” do padre Américo seja uma realidade. No simpósio sobre «Padre Américo - Modelo de Caridade para os nossos dias» para celebrar o aniversário da Obra da Rua, D. António Francisco dos Santos sublinhou na homilia da celebração que o Padre Américo “partiu cedo demais” e não se sa... Leia mais

Em Destaque

Acompanhe toda a cobertura >>Clique Aqui<<

Destaque - Blog Benfeitor

“Eis-me aqui” (Is 6,8)

Fomos criados pelo Teu Amor para que resplandeça a beleza alegria e a paz, reflexo de Deus e do seu amor. “O sacramento do Matrimónio conduz-nos ao coração do desígnio de Deus. Deu... Leia mais

Missa do Clube da Evangelização, Sexta dia 04 de Março de 2014 às 21h

“A Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida Cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia ord... Leia mais

Destaque - Blog Livraria

Destaque - Blog Eventos

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Um amigo antecipa o céu

News image

Um amigo leva a gente pra longe mesmo quando a g... Leia Mais

Quando Jesus voltará?

News image

A volta de Jesus é um evento que temos a nossa f... Leia Mais