Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

A raiz da cura está no perdão

A raiz da cura está no perdão

  No perdão está a raiz de tudo! Ame seu familiar e próximo, apesar de toda... Leia mais

Onde está a minha cruz?

Onde está a minha cruz?

    A compreensão deste mistério – a cruz – e seu lugar em nossa vida crist... Leia mais

A nossa maior riqueza é o Senhor

 A nossa maior riqueza é o Senhor

“As obras das suas mãos são verdade e justiça” (Sl 110,7). O nosso maior ri... Leia mais



Bento XVI alertou ontém dia 3 em Roma para a “sombra de uma crise do pensamento” que considera estar a projetar-se sobre o saber científico e a vida académica, pedindo maior abertura para a reflexão sobre a transcendência.

“O homem do nosso tempo vive muitas vezes condicionado pelo reducionismo e o relativismo, que levam à perda do sentido das coisas”, afirmou, no discurso que proferiu durante a visita que realizou à Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma, no 50.º aniversário da criação da Faculdade de Medicina.

Segundo o Papa, há um deslumbramento face à “eficácia técnica” que leva a esquecer “o horizonte essencial da questão do sentido, relegando assim à insignificância a dimensão transcendente”.

“O nosso é um tempo em que as ciências experimentais transformaram a visão do mundo e a própria autocompreensão do homem”, referiu, perante a comunidade académica e os profissionais da Clínica Agostino Gemelli, nome do fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Católica romana.

Bento XVI criticou um pensamento “fraco” e o “empobrecimento ético” nas sociedades europeias, convidando a redescobrir o “vigor do significado e o dinamismo da transcendência” e à abertura para “o horizonte do ‘quaerere Deum’ ['a busca de Deus']”.

“Uma mentalidade fundamentalmente tecnocrática gera um perigoso desequilíbrio entre aquilo que é tecnicamente possível e o que é moralmente bom, com consequências imprevisíveis”, alertou.

Neste contexto, o Papa admitiu que as “múltiplas descobertas e tecnologias inovadoras” que se sucedem a um ritmo acelerado são “motivo de orgulho”, mas trazem também “implicações perturbadoras”.

Perante vários membros do governo italiano e autarcas locais, Bento XVI apresentou o cristianismo como a “religião do Logos ['palavra', em grego]” que “não relega a fé no âmbito do irracional, mas atribui a origem e o sentido da realidade à Razão criadora”.

Bento XVI aludiu à “missão insubstituível” das universidades católicas, locais “onde a relação educativa é colocada ao serviço da pessoa” para promover “competência científica” e oferecer um “património de saberes que as várias gerações destilaram em sabedoria de vida”.

O discurso papal encerrou-se com uma referência ao “amor de Deus”, frisando que “sem amor também a ciência perde a sua nobreza”.

“Só o amor garante a humanidade da investigação”, concluiu.

(Agência Ecclesia)

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

A beleza de Deus na Bolsa de Turismo de Lisboa 2015

A beleza de Deus na Bolsa de Turismo de Lisboa 2015

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), da Conferência Episcopal Portuguesa, participa a partir de hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2015, a decorrer até 1 de março na Feira Internacional de Lisboa. Num comunicado enviado à Agênci... Leia mais

Primeiras declarações de D. Manuel Clemente aos jornalistas após o consistório

Primeiras declarações de D. Manuel Clemente aos jornalistas após o consistório

O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou no Vaticano que a sua nova missão o vai levar a responder ao desafio de “proximidade” que é colocado pelo Papa Francisco. “Proximidade com as pessoas, que não acaba sejam quais forem as circunstâncias, que ... Leia mais

Padre Luís Costa tomou posse para um terceiro mandato à frente da organização católica

Padre Luís Costa tomou posse para um terceiro mandato à frente da organização católica

O padre Luís Costa foi reeleito à frente da direção da Cáritas Diocesana de Coimbra e definiu como prioridades para este ano o reforço das respostas sociais à terceira idade e às pessoas com doenças mentais degenerativas. Um comunicado do organ... Leia mais

Destaque

Clube de Evangelização

Bem haja pela sua Dedicação!

Caríssimo benfeitor Evangelizador da Comunidade Canção Nova, É graças a si, à sua dedicação, ao seu amor por esta Obra, que a palavra de Deus chega a tantas casas, a tantas famílias. É pelo seu carinho que muitas pess... Leia mais

Encontrar a verdadeira felicidade

Eu nem consigo começar a descrever a todos a alegria que enche o meu coração. Às vezes eu fico completamente dominada pelas maravilhas Dele e ele consegue levar-me às lágrimas. Pouca gente me conhece verdadeiramente, e n... Leia mais

Próximos Eventos

Tarde de Louvor em Ribamar

Tarde de Louvor em Ribamar

Tarde de Louvor em Ribamar com... Leia mais

Destaque Livraria

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Ajudando o filho a lidar com a ansiedade

News image

Existem vários sintomas para observar o que é um... Leia Mais

Como fazer uma boa confissão?

News image

A confissão é um sacramento de cura Cada ... Leia Mais