Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

Cristo ressuscitou, ressuscitou de verdade!

Cristo ressuscitou, ressuscitou de verdade!

        Este mês de abril tem como centro o maior fato de todos os tempos,... Leia mais

Já experimentou a dor que reúne?

Já experimentou a dor que reúne?

        Há pouco tempo, meu irmão, Eduardo Sá, passou mal, com dor no peit... Leia mais

Só temos o dia de hoje para fazer o bem

Só temos o dia de hoje para fazer o bem

        A misericórdia de Deus nos salvou para que a bondade d’Ele se mani... Leia mais



Bento XVI alertou ontém dia 3 em Roma para a “sombra de uma crise do pensamento” que considera estar a projetar-se sobre o saber científico e a vida académica, pedindo maior abertura para a reflexão sobre a transcendência.

“O homem do nosso tempo vive muitas vezes condicionado pelo reducionismo e o relativismo, que levam à perda do sentido das coisas”, afirmou, no discurso que proferiu durante a visita que realizou à Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma, no 50.º aniversário da criação da Faculdade de Medicina.

Segundo o Papa, há um deslumbramento face à “eficácia técnica” que leva a esquecer “o horizonte essencial da questão do sentido, relegando assim à insignificância a dimensão transcendente”.

“O nosso é um tempo em que as ciências experimentais transformaram a visão do mundo e a própria autocompreensão do homem”, referiu, perante a comunidade académica e os profissionais da Clínica Agostino Gemelli, nome do fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Católica romana.

Bento XVI criticou um pensamento “fraco” e o “empobrecimento ético” nas sociedades europeias, convidando a redescobrir o “vigor do significado e o dinamismo da transcendência” e à abertura para “o horizonte do ‘quaerere Deum’ ['a busca de Deus']”.

“Uma mentalidade fundamentalmente tecnocrática gera um perigoso desequilíbrio entre aquilo que é tecnicamente possível e o que é moralmente bom, com consequências imprevisíveis”, alertou.

Neste contexto, o Papa admitiu que as “múltiplas descobertas e tecnologias inovadoras” que se sucedem a um ritmo acelerado são “motivo de orgulho”, mas trazem também “implicações perturbadoras”.

Perante vários membros do governo italiano e autarcas locais, Bento XVI apresentou o cristianismo como a “religião do Logos ['palavra', em grego]” que “não relega a fé no âmbito do irracional, mas atribui a origem e o sentido da realidade à Razão criadora”.

Bento XVI aludiu à “missão insubstituível” das universidades católicas, locais “onde a relação educativa é colocada ao serviço da pessoa” para promover “competência científica” e oferecer um “património de saberes que as várias gerações destilaram em sabedoria de vida”.

O discurso papal encerrou-se com uma referência ao “amor de Deus”, frisando que “sem amor também a ciência perde a sua nobreza”.

“Só o amor garante a humanidade da investigação”, concluiu.

(Agência Ecclesia)

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

Canonizações de João XXIII e João Paulo II

Canonizações de João XXIII e João Paulo II

Por estes dias Roma está em festa para celebrar as canonizações de dois Papas que estiveram na Cadeira de Pedro na segunda metade do século XX e que, com os seus testemunhos de fé inspiraram milhões... Leia mais

A História esquecida das crianças escravizadas

A História esquecida das crianças escravizadas

      O preço de uma mercadoria Todos os anos cerca de mil crianças cristãs desaparecem no Paquistão. São raptadas e acabam, quase sempre, nas malhas de redes de tráfico de seres humanos. P... Leia mais

Papa preside à grande celebração de agradecimento pela canonização de Anchieta

Papa preside à grande celebração de agradecimento pela canonização de Anchieta

Na tarde desta quinta-feira, às 18h, o Papa Francisco preside na Igreja de Santo Inácio, no centro de Roma, a Missa em ação de graças pela canonização de S. José Anchieta.O Pontífice assinou o ... Leia mais

Em Destaque

Destaque - Blog Benfeitor

Missa do Clube da Evangelização

“A Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida Cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia ord... Leia mais

A Alegria de ser Pai

A tradição da Igreja Católica diz-nos que, no dia 19 de Março, celebra-se o dia de São José, esposo de Maria. São José foi um pai adoptivo de Cristo, mas Deus escolheu-o porque ele... Leia mais

Destaque - Blog Livraria

Destaque - Blog Eventos

Festa da Misericórdia

Festa da Misericórdia

  Data 27 Abr 2014 09:00 -... Leia mais

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Santos por amor

News image

Sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai cele... Leia Mais

A melhor notícia de todos os tempos

News image

Eram as primeiras horas do amanhecer de um Domin... Leia Mais