Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

Saiba qual é a solução para os seus problemas

Saiba qual é a solução para os seus problemas

      Você também tem problemas com os quais luta? Filho drogado, ... Leia mais

O que faz a gente ser feliz?

O que faz a gente ser feliz?

        Cada vez mais compreendo que minha felicidade é construir a felic... Leia mais

Nossa confiança está no Senhor

Nossa confiança está no Senhor

        “Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me s... Leia mais



A Santa Sé anunciou ontém dia 8 ter chegado a um “entendimento excecional” com o Governo português para a eliminação dos feriados do Corpo de Deus e de Todos os Santos “durante os próximos cinco anos”, a partir 2013.

A decisão foi transmitida à Agência ECCLESIA em comunicado oficial pela Nunciatura Apostólica em Portugal, a representação diplomática do Papa no país.

Segundo o documento, a celebração da solenidade do Corpo de Deus (assinalada até agora numa quinta-feira, 60 dias depois da Páscoa) vai ser “transferida para o domingo seguinte” e a de Todos os Santos “manter-se-á no dia 1 de novembro, mas sem o caráter de dia feriado civil”.

A Santa Sé sublinha que o acordo vai ao “encontro dos desejos do Governo português na procura de uma solução para a grave crise económico-financeira em que se encontra o país”.

A eliminação de feriados foi decidida pelo Executivo de coligação PSD/CDS-PP e inclui, por parte do Estado, os dias 5 de outubro (implantação da República) e 1 de dezembro (restauração da independência).

O Governo português adiantou esta tarde que em 2012 se vão manter tanto os feriados religiosos como os civis, para “ir ao encontro do melhor planeamento dos calendários das famílias e das empresas no corrente ano”.

“Na base deste compromisso encontra-se a preocupação de acompanhar, por esta via, os esforços de Portugal e dos portugueses para superar a crise económica e financeira que o País atravessa. Ficou, portanto, estabelecido que, no final do período de cinco anos, a República Portuguesa e a Santa Sé reavaliarão os termos do seu acordo”, informa a nota conjunta do Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Economia e do Emprego.

O Governo "enaltece o sentido de responsabilidade demonstrado pelos parceiros sociais e salienta a disponibilidade e a abordagem construtiva da Santa Sé e da Conferência Episcopal Portuguesa”, acrescenta o comunicado.

O artigo terceiro da Concordata de 2004, assinada entre Portugal e a Santa Sé, indica que os dias “festivos católicos”, além dos domingos, “são definidos por acordo nos termos do artigo 28”.

Este, por seu lado, prevê que o conteúdo do acordo diplomático “pode ser desenvolvido por acordos celebrados entre as autoridades competentes da Igreja Católica e da República Portuguesa”.

A respeito destas negociações, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) tinha sublinhado o “bom entendimento” entre a Secretaria de Estado do Vaticano e o Governo português, remetendo para o Executivo a responsabilidade desta decisão.

“O Governo sabe que o que nós preferíamos é que não se mexesse nisso, mas nós regemo-nos por uma Concordata, não estamos completamente livres nessa negociação”, referiu D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, na conferência de imprensa final da mais recente assembleia plenária deste organismo, que decorreu em abril.

O responsável explicou que “só são deslocáveis para o domingo seguinte as festas cristológicas”, o que não acontece com o 1 de novembro (Todos os Santos).

“A única alternativa é mantermos a festa religiosa, mesmo sem feriado civil”, referiu.

(Agência Ecclesia)

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

Festa de Natal com sem-abrigo

Festa de Natal com sem-abrigo

A Comunidade Vida e Paz prossegue com a festa de Natal para as pessoas sem-abrigo, na Cantina 1 da Cidade Universitária em Lisboa, após um primeiro dia centrado nas pessoas apoiadas pelas suas equipas. António Quintas, com quatro anos de volunta... Leia mais

Bispo vai passar noite de Natal com os mais pobres e sós da cidade

Bispo vai passar noite de Natal com os mais pobres e sós da cidade

O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, vai passar a noite de Natal com os sós, os sem-abrigo e os pobres da cidade, numa iniciativa promovida pelo Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima. Num comunicado enviado à Agênci... Leia mais

Hino oficial da JMJ 2016 será apresentado no dia 6 de janeiro

Hino oficial da JMJ 2016 será apresentado no dia 6 de janeiro

O Comite Organizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016, que será realizada em Cracóvia, na Polônia, anunciou que a estreia do hino oficial da JMJ será no dia 6 de janeiro, na Solenidade da Epifania do Senhor, após a Cavalgada dos Reis. ... Leia mais

EM DESTAQUE...


Clube de Evangelização

“Aguardamos a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1Cor 1,7)

O Advento, é um tempo de preparação, e por isso somos convidados a vive-lo, como um tempo de penitencia, jejum e de oração. É um recordar da nossa miséria humana sem esperança, que Cristo ve... Leia mais

Missa do Clube da Evangelização, dia 7 de Novembro 2014

“A Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida Cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia ordenando-se ... Leia mais

Próximos Eventos

Encontro na Paróquia de Nova Oeiras

Encontro na Paróquia de Nova Oeiras

  Data 25 Jan 2015 10:00 -... Leia mais

Destaque Livraria

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Ajudando o filho a lidar com a ansiedade

News image

Existem vários sintomas para observar o que é um... Leia Mais

Como fazer uma boa confissão?

News image

A confissão é um sacramento de cura Cada ... Leia Mais