Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

Deus quer reconstruir a sua casa

Deus quer reconstruir a sua casa

        O Senhor nos convida a sermos os construtores da nossa casa. E Ele... Leia mais

O que você faria se não tivesse medo?

O que você faria se não tivesse medo?

        Não é à toa que a Bíblia está cheia de frases como: "Não tenha me... Leia mais

Recorramos a Virgem Maria em nossas necessidades

 Recorramos a Virgem Maria em nossas necessidades

        “Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: ‘Eles já nã... Leia mais



A Santa Sé anunciou ontém dia 8 ter chegado a um “entendimento excecional” com o Governo português para a eliminação dos feriados do Corpo de Deus e de Todos os Santos “durante os próximos cinco anos”, a partir 2013.

A decisão foi transmitida à Agência ECCLESIA em comunicado oficial pela Nunciatura Apostólica em Portugal, a representação diplomática do Papa no país.

Segundo o documento, a celebração da solenidade do Corpo de Deus (assinalada até agora numa quinta-feira, 60 dias depois da Páscoa) vai ser “transferida para o domingo seguinte” e a de Todos os Santos “manter-se-á no dia 1 de novembro, mas sem o caráter de dia feriado civil”.

A Santa Sé sublinha que o acordo vai ao “encontro dos desejos do Governo português na procura de uma solução para a grave crise económico-financeira em que se encontra o país”.

A eliminação de feriados foi decidida pelo Executivo de coligação PSD/CDS-PP e inclui, por parte do Estado, os dias 5 de outubro (implantação da República) e 1 de dezembro (restauração da independência).

O Governo português adiantou esta tarde que em 2012 se vão manter tanto os feriados religiosos como os civis, para “ir ao encontro do melhor planeamento dos calendários das famílias e das empresas no corrente ano”.

“Na base deste compromisso encontra-se a preocupação de acompanhar, por esta via, os esforços de Portugal e dos portugueses para superar a crise económica e financeira que o País atravessa. Ficou, portanto, estabelecido que, no final do período de cinco anos, a República Portuguesa e a Santa Sé reavaliarão os termos do seu acordo”, informa a nota conjunta do Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Economia e do Emprego.

O Governo "enaltece o sentido de responsabilidade demonstrado pelos parceiros sociais e salienta a disponibilidade e a abordagem construtiva da Santa Sé e da Conferência Episcopal Portuguesa”, acrescenta o comunicado.

O artigo terceiro da Concordata de 2004, assinada entre Portugal e a Santa Sé, indica que os dias “festivos católicos”, além dos domingos, “são definidos por acordo nos termos do artigo 28”.

Este, por seu lado, prevê que o conteúdo do acordo diplomático “pode ser desenvolvido por acordos celebrados entre as autoridades competentes da Igreja Católica e da República Portuguesa”.

A respeito destas negociações, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) tinha sublinhado o “bom entendimento” entre a Secretaria de Estado do Vaticano e o Governo português, remetendo para o Executivo a responsabilidade desta decisão.

“O Governo sabe que o que nós preferíamos é que não se mexesse nisso, mas nós regemo-nos por uma Concordata, não estamos completamente livres nessa negociação”, referiu D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, na conferência de imprensa final da mais recente assembleia plenária deste organismo, que decorreu em abril.

O responsável explicou que “só são deslocáveis para o domingo seguinte as festas cristológicas”, o que não acontece com o 1 de novembro (Todos os Santos).

“A única alternativa é mantermos a festa religiosa, mesmo sem feriado civil”, referiu.

(Agência Ecclesia)

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

Crise: Cáritas pede respostas para superar «escravatura dos mercados»

Crise: Cáritas pede respostas para superar «escravatura dos mercados»

Organização católica atenta aos desafios caritativos do Papa Francisco A Cáritas Portuguesa criticou as consequências do que denomina de “escravatura dos mercados” financeiros na Europa que provocou um “condicionamento do futuro de muitas famílias”, em particular das classes média e baixa. “Torna-se cada vez mais evidente a urgência em encontrar novas estratégias que não apenas nos libertem da ‘escravatura dos mercados’, mas também e, principalmente, que nos inspirem e nos motivem a enc... Leia mais

Vaticano: Shimon Peres apresentou ao Papa ideia de «ONU das religiões»

Vaticano: Shimon Peres apresentou ao Papa ideia de «ONU das religiões»

Ex-presidente israelita encontrou-se com Francisco durante 45 minutos O Papa recebeu hoje no Vaticano o ex-presidente israelita Shimon Peres, que lhe apresentou a ideia de uma ‘ONU das religiões’, informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Segundo o padre Federico Lombardi, o encontro privado durou cerca de 45 minutos, ao início da manhã. Os dois responsáveis tinham estado juntos pela última vez a 8 de junho, no encontro de oração pela paz convocado pelo Papa Francisco; Shimon ... Leia mais

Igreja/Economia: Críticas do Papa às desigualdades revelam «visão lúcida»

Igreja/Economia: Críticas do Papa às desigualdades revelam «visão lúcida»

Acácio Catarino e Nuno Ornelas abordam pensamento económico e social de Francisco O professor Nuno Ornelas Martins, da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica no Porto, considera que as críticas Papa às desigualdades sociais revelam “uma visão lúcida dos problemas” e só “surpreendem” os desatentos. “O tom crítico com que Francisco trata o problema das desigualdades sociais segue na linha daquele que encontramos nos Evangelhos, especialmente no de São Lucas”, analisa N... Leia mais

Em Destaque



Destaque - Blog Benfeitor

“Eis-me aqui” (Is 6,8)

Fomos criados pelo Teu Amor para que resplandeça a beleza alegria e a paz, reflexo de Deus e do seu amor. “O sacramento do Matrimónio conduz-nos ao coração do desígnio de Deus. Deu... Leia mais

Missa do Clube da Evangelização, Sexta dia 04 de Março de 2014 às 21h

“A Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida Cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia ord... Leia mais

Destaque - Blog Livraria

Destaque - Blog Eventos

Encontros em Setembro

Encontros em Setembro

  Dias 20 e 21 de setembro ... Leia mais

Cerco de Jericó

Cerco de Jericó

Tema: Santos Arcanjos de Deu... Leia mais

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Quem governa o trem da sua vida?

News image

O comandante é o personagem principal nas viagen... Leia Mais

O que é preciso para ser feliz?

News image

“A nossa vida não deve ser caracterizada por inq... Leia Mais