Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

Deus quer reconstruir a sua casa

Deus quer reconstruir a sua casa

        O Senhor nos convida a sermos os construtores da nossa casa. E Ele... Leia mais

O que você faria se não tivesse medo?

O que você faria se não tivesse medo?

        Não é à toa que a Bíblia está cheia de frases como: "Não tenha me... Leia mais

Recorramos a Virgem Maria em nossas necessidades

 Recorramos a Virgem Maria em nossas necessidades

        “Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: ‘Eles já nã... Leia mais



Assinala-se hoje o centésimo aniversário do nascimento de Henri Grouès, o padre católico francês que ficou conhecido como Abbé Pierre (1912-2005).

O sacerdote é evocado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) numa série de peças em que se recorda o seu compromisso em favor dos mais necessitados, desde a juventude, e a sua luta contra as injustiças, a começas na II Guerra Mundial, quando se juntou à Resistência.

Preso pelo exército alemão em maio de 1943, numa altura em que tinha assumido o nome Abbé Pierre, o padre francês foge, passa pela Espanha e chega à Argélia, onde encontrará o general de Gaulle.

Terminada a guerra, lança-se na política através do ingresso no Movimento Republicano Popular, que abandonará posteriormente.

Em 1949 propõe um projeto-lei que visava o reconhecimento da objeção de consciência e empreende a construção, frequentemente ilegal, de alojamentos para famílias sem-abrigo.

A residência do sacerdote, uma casa deteriorada que restaura em Neully-Plaisance, arredores de Paris, torna-se um albergue de juventude internacional batizado “Emaús”.

“Começa aqui o combate conta a exclusão, a partir de uma ideia simples mas que ao tempo era inovadora: a revenda de objetos recuperados”, destaca o SNPC.

As primeiras comunidades de Emaús nascem segundo o princípio «dá-me a tua ajuda para ajudar os outros».

“Emaús tornou-se uma recuperação de homens a propósito da recuperação de coisas”, definiu o Abbé Pierre.

Em fevereiro de 1954, o responsável reage a uma vaga de frio lançando um apelo de socorro aos microfones da rádio RTL, que desencadeou a chamada “insurreição da bondade”, que permitiu a construção de alojamentos de emergência.

“Apesar da sua saúde frágil, Abbé Pierre multiplicava-se em viagens – escapou de um naufrágio em 1963, no rio de la Plata, Uruguai – tornando-se a voz dos sem-voz”, destaca o perfil biográfico traçado pelo SNPC, organismo da Igreja Católica em Portugal.

No início dos anos 80 a comunidade de Emaús organiza a distribuição noturna de alimento; em 1984 funda, com outras instituições, o Banco Alimentar e reforça-se a ação em favor dos sem-abrigo.

Em 1988 é criada a Fundação Abbé Pierre, que continua o trabalho de alojamento dos desfavorecidos.

Na década de 90, o sacerdote abraça a causa dos direitos dos imigrados: mo Pentecostes de 1991, jejua na Igreja de São José, em Paris, com um grupo de pessoas que mantinham uma greve de fome por lhes ter sido negado o direito de asilo.

“Nunca deixou de estar ao lado dos sem-abrigo e dos indocumentados, combatendo o «mal da indiferença». É, por isso, uma das figuras mais queridas dos franceses, tendo sido várias vezes condecorado pelo Estado”, complementa o SNPC.

Abbé Pierre morreu a 22 de janeiro de 2007, às 05h25, num hospital de Paris, onde estava internado há cerca de uma semana, devido a uma infeção pulmonar.

(Fonte:Ecclesia)

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

Crise: Cáritas pede respostas para superar «escravatura dos mercados»

Crise: Cáritas pede respostas para superar «escravatura dos mercados»

Organização católica atenta aos desafios caritativos do Papa Francisco A Cáritas Portuguesa criticou as consequências do que denomina de “escravatura dos mercados” financeiros na Europa que provocou um “condicionamento do futuro de muitas famílias”, em particular das classes média e baixa. “Torna-se cada vez mais evidente a urgência em encontrar novas estratégias que não apenas nos libertem da ‘escravatura dos mercados’, mas também e, principalmente, que nos inspirem e nos motivem a enc... Leia mais

Vaticano: Shimon Peres apresentou ao Papa ideia de «ONU das religiões»

Vaticano: Shimon Peres apresentou ao Papa ideia de «ONU das religiões»

Ex-presidente israelita encontrou-se com Francisco durante 45 minutos O Papa recebeu hoje no Vaticano o ex-presidente israelita Shimon Peres, que lhe apresentou a ideia de uma ‘ONU das religiões’, informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Segundo o padre Federico Lombardi, o encontro privado durou cerca de 45 minutos, ao início da manhã. Os dois responsáveis tinham estado juntos pela última vez a 8 de junho, no encontro de oração pela paz convocado pelo Papa Francisco; Shimon ... Leia mais

Igreja/Economia: Críticas do Papa às desigualdades revelam «visão lúcida»

Igreja/Economia: Críticas do Papa às desigualdades revelam «visão lúcida»

Acácio Catarino e Nuno Ornelas abordam pensamento económico e social de Francisco O professor Nuno Ornelas Martins, da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica no Porto, considera que as críticas Papa às desigualdades sociais revelam “uma visão lúcida dos problemas” e só “surpreendem” os desatentos. “O tom crítico com que Francisco trata o problema das desigualdades sociais segue na linha daquele que encontramos nos Evangelhos, especialmente no de São Lucas”, analisa N... Leia mais

Em Destaque



Destaque - Blog Benfeitor

“Eis-me aqui” (Is 6,8)

Fomos criados pelo Teu Amor para que resplandeça a beleza alegria e a paz, reflexo de Deus e do seu amor. “O sacramento do Matrimónio conduz-nos ao coração do desígnio de Deus. Deu... Leia mais

Missa do Clube da Evangelização, Sexta dia 04 de Março de 2014 às 21h

“A Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida Cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia ord... Leia mais

Destaque - Blog Livraria

Destaque - Blog Eventos

Encontros em Setembro

Encontros em Setembro

  Dias 20 e 21 de setembro ... Leia mais

Cerco de Jericó

Cerco de Jericó

Tema: Santos Arcanjos de Deu... Leia mais

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Quem governa o trem da sua vida?

News image

O comandante é o personagem principal nas viagen... Leia Mais

O que é preciso para ser feliz?

News image

“A nossa vida não deve ser caracterizada por inq... Leia Mais