Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

Reconhecimento Pontifício Definitivo

 Reconhecimento Pontifício Definitivo

        Neste mês de outubro, partilho com você, nosso sócio evangelizado... Leia mais

A chance de mudar!

A chance de mudar!

        Nunca perca a oportunidade de acreditar que as pessoas podem muda... Leia mais

Sejamos testemunhas de Cristo

 Sejamos testemunhas de Cristo

        “O exame de consciência sobre as nossas palavras nos faz compreen... Leia mais



Assinala-se hoje o centésimo aniversário do nascimento de Henri Grouès, o padre católico francês que ficou conhecido como Abbé Pierre (1912-2005).

O sacerdote é evocado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) numa série de peças em que se recorda o seu compromisso em favor dos mais necessitados, desde a juventude, e a sua luta contra as injustiças, a começas na II Guerra Mundial, quando se juntou à Resistência.

Preso pelo exército alemão em maio de 1943, numa altura em que tinha assumido o nome Abbé Pierre, o padre francês foge, passa pela Espanha e chega à Argélia, onde encontrará o general de Gaulle.

Terminada a guerra, lança-se na política através do ingresso no Movimento Republicano Popular, que abandonará posteriormente.

Em 1949 propõe um projeto-lei que visava o reconhecimento da objeção de consciência e empreende a construção, frequentemente ilegal, de alojamentos para famílias sem-abrigo.

A residência do sacerdote, uma casa deteriorada que restaura em Neully-Plaisance, arredores de Paris, torna-se um albergue de juventude internacional batizado “Emaús”.

“Começa aqui o combate conta a exclusão, a partir de uma ideia simples mas que ao tempo era inovadora: a revenda de objetos recuperados”, destaca o SNPC.

As primeiras comunidades de Emaús nascem segundo o princípio «dá-me a tua ajuda para ajudar os outros».

“Emaús tornou-se uma recuperação de homens a propósito da recuperação de coisas”, definiu o Abbé Pierre.

Em fevereiro de 1954, o responsável reage a uma vaga de frio lançando um apelo de socorro aos microfones da rádio RTL, que desencadeou a chamada “insurreição da bondade”, que permitiu a construção de alojamentos de emergência.

“Apesar da sua saúde frágil, Abbé Pierre multiplicava-se em viagens – escapou de um naufrágio em 1963, no rio de la Plata, Uruguai – tornando-se a voz dos sem-voz”, destaca o perfil biográfico traçado pelo SNPC, organismo da Igreja Católica em Portugal.

No início dos anos 80 a comunidade de Emaús organiza a distribuição noturna de alimento; em 1984 funda, com outras instituições, o Banco Alimentar e reforça-se a ação em favor dos sem-abrigo.

Em 1988 é criada a Fundação Abbé Pierre, que continua o trabalho de alojamento dos desfavorecidos.

Na década de 90, o sacerdote abraça a causa dos direitos dos imigrados: mo Pentecostes de 1991, jejua na Igreja de São José, em Paris, com um grupo de pessoas que mantinham uma greve de fome por lhes ter sido negado o direito de asilo.

“Nunca deixou de estar ao lado dos sem-abrigo e dos indocumentados, combatendo o «mal da indiferença». É, por isso, uma das figuras mais queridas dos franceses, tendo sido várias vezes condecorado pelo Estado”, complementa o SNPC.

Abbé Pierre morreu a 22 de janeiro de 2007, às 05h25, num hospital de Paris, onde estava internado há cerca de uma semana, devido a uma infeção pulmonar.

(Fonte:Ecclesia)

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

Papa Francisco beatifica Paulo VI

Papa Francisco beatifica Paulo VI

  Paulo VI tornou-se beato no dia em que se encerra a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, evento instituído por ele em 1965 O Papa Francisco proclamou beato o Papa Paulo VI neste domingo, 19, em cerimônia presidida na Praça São Pedro, no Vaticano. A cerimônia começou por volta de 10h30 (6h30 no Brasil). O postulador da causa de beatificação, padre Antonio Marrazzo, leu a biografia de Paulo VI. Com a leitura da fórmula de beatificação, em latim, Francisco elevou Gio... Leia mais

Cáritas une-se a instituições e personalidades portuguesas para pedir novas estratégias sociais

Cáritas une-se a instituições e personalidades portuguesas para pedir novas estratégias sociais

  A Cáritas Portuguesa uniu-se a várias instituições e personalidades do país para assinalar hoje o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza com a divulgação de uma mensagem que defende a criação de uma “estratégia nacional de luta contra a Pobreza e Exclusão Social”. O texto sublinha a necessidade “evidente e urgente” de uma estratégia portuguesa num momento em que a percentagem de 20% do Fundo Social Europeu, entre 2014 e 2020, vai ser dedicada especificamente ao combate à pobreza. ... Leia mais

Catequese do Papa sobre a esperança cristã - 15/10/14

Catequese do Papa sobre a esperança cristã - 15/10/14

CATEQUESE Praça São Pedro – Vaticano Quarta-feira, 15 de outubro de 2014 Boletim da Santa Sé Tradução: Jéssica Marçal Queridos irmãos e irmãs, bom dia. Durante este tempo falamos da Igreja, da nossa santa mãe Igreja hierárquica, o povo de Deus em caminho. Hoje queremos nos perguntar: no fim, o que será do povo de Deus? O que será de cada um de nós? O que devemos esperar? O apóstolo Paulo encorajava os cristãos da comunidade de Tessalônica, que se colocam estas perguntas, e depois de... Leia mais

Em Destaque



Destaque - Blog Benfeitor

A Verdadeira Felicidade

“Faça um trabalho pessoal para crescer ao máximo na sua fé, para ser aquilo que Deus desejou de você: uma pessoa de fé inabalável em um Deus vivo, que está no meio de nós.” Monsenhor Jonas Abib Durante muito ... Leia mais

“Eis-me aqui” (Is 6,8)

Fomos criados pelo Teu Amor para que resplandeça a beleza alegria e a paz, reflexo de Deus e do seu amor. “O sacramento do Matrimónio conduz-nos ao coração do desígnio de Deus. Deus faz dos dois esposos uma só existência... Leia mais

Destaque - Blog Livraria

Destaque - Blog Eventos

Encontro em Lisboa com o P. Fabricio

Encontro em Lisboa com o P. Fabricio

Data 25 Out 2014 09:00 - 18... Leia mais

Festa da Radio em Fátima

Festa da Radio em Fátima

Festa da Radio em Fátima com a... Leia mais

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Quem governa o trem da sua vida?

News image

O comandante é o personagem principal nas viagen... Leia Mais

O que é preciso para ser feliz?

News image

“A nossa vida não deve ser caracterizada por inq... Leia Mais