Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

Porque precisamos assumir o perdão de Cristo

Porque precisamos assumir o perdão de Cristo

  Nesta Semana Santa, somos perdoados, livres e curados graças às Suas chagas... Leia mais

Na verdade, o que é ser santo?

Na verdade, o que é ser santo?

    A liturgia destes dias nos ajuda a focar no amor Não é possível falar d... Leia mais

No caminho do Senhor

 No caminho do Senhor

“Meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação,... Leia mais



Assinala-se hoje o centésimo aniversário do nascimento de Henri Grouès, o padre católico francês que ficou conhecido como Abbé Pierre (1912-2005).

O sacerdote é evocado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) numa série de peças em que se recorda o seu compromisso em favor dos mais necessitados, desde a juventude, e a sua luta contra as injustiças, a começas na II Guerra Mundial, quando se juntou à Resistência.

Preso pelo exército alemão em maio de 1943, numa altura em que tinha assumido o nome Abbé Pierre, o padre francês foge, passa pela Espanha e chega à Argélia, onde encontrará o general de Gaulle.

Terminada a guerra, lança-se na política através do ingresso no Movimento Republicano Popular, que abandonará posteriormente.

Em 1949 propõe um projeto-lei que visava o reconhecimento da objeção de consciência e empreende a construção, frequentemente ilegal, de alojamentos para famílias sem-abrigo.

A residência do sacerdote, uma casa deteriorada que restaura em Neully-Plaisance, arredores de Paris, torna-se um albergue de juventude internacional batizado “Emaús”.

“Começa aqui o combate conta a exclusão, a partir de uma ideia simples mas que ao tempo era inovadora: a revenda de objetos recuperados”, destaca o SNPC.

As primeiras comunidades de Emaús nascem segundo o princípio «dá-me a tua ajuda para ajudar os outros».

“Emaús tornou-se uma recuperação de homens a propósito da recuperação de coisas”, definiu o Abbé Pierre.

Em fevereiro de 1954, o responsável reage a uma vaga de frio lançando um apelo de socorro aos microfones da rádio RTL, que desencadeou a chamada “insurreição da bondade”, que permitiu a construção de alojamentos de emergência.

“Apesar da sua saúde frágil, Abbé Pierre multiplicava-se em viagens – escapou de um naufrágio em 1963, no rio de la Plata, Uruguai – tornando-se a voz dos sem-voz”, destaca o perfil biográfico traçado pelo SNPC, organismo da Igreja Católica em Portugal.

No início dos anos 80 a comunidade de Emaús organiza a distribuição noturna de alimento; em 1984 funda, com outras instituições, o Banco Alimentar e reforça-se a ação em favor dos sem-abrigo.

Em 1988 é criada a Fundação Abbé Pierre, que continua o trabalho de alojamento dos desfavorecidos.

Na década de 90, o sacerdote abraça a causa dos direitos dos imigrados: mo Pentecostes de 1991, jejua na Igreja de São José, em Paris, com um grupo de pessoas que mantinham uma greve de fome por lhes ter sido negado o direito de asilo.

“Nunca deixou de estar ao lado dos sem-abrigo e dos indocumentados, combatendo o «mal da indiferença». É, por isso, uma das figuras mais queridas dos franceses, tendo sido várias vezes condecorado pelo Estado”, complementa o SNPC.

Abbé Pierre morreu a 22 de janeiro de 2007, às 05h25, num hospital de Paris, onde estava internado há cerca de uma semana, devido a uma infeção pulmonar.

(Fonte:Ecclesia)

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

Fazer memória de Jesus a partir dos acontecimentos de hoje

Fazer memória de Jesus a partir dos acontecimentos de hoje

As celebrações do Tríduo Pascal, que os cristãos assinalam para fazer memória dos últimos dias da vida de Jesus, devem ser uma proposta que leve as pessoas “ao encontro dos acontecimentos reais dos dias de hoje”. “Olhar para a Semana Santa, para... Leia mais

Igreja começa a viver Semana Santa, evocando mistério de Cristo

Igreja começa a viver Semana Santa, evocando mistério de Cristo

A Igreja Católica iniciou com o Domingo de Ramos, a celebração da Semana Santa, os momentos centrais do ano litúrgico que, em muitas cidades, levam à evocação dos momentos da Paixão de Jesus. “Desejo-vos uma santa semana, na contemplação do mist... Leia mais

Padre Luís Costa tomou posse para um terceiro mandato à frente da organização católica

Padre Luís Costa tomou posse para um terceiro mandato à frente da organização católica

O padre Luís Costa foi reeleito à frente da direção da Cáritas Diocesana de Coimbra e definiu como prioridades para este ano o reforço das respostas sociais à terceira idade e às pessoas com doenças mentais degenerativas. Um comunicado do organ... Leia mais

Destaque

Clube de Evangelização

Bem haja pela sua Dedicação!

Caríssimo benfeitor Evangelizador da Comunidade Canção Nova, É graças a si, à sua dedicação, ao seu amor por esta Obra, que a palavra de Deus chega a tantas casas, a tantas famílias. É pelo seu carinho que muitas pess... Leia mais

Encontrar a verdadeira felicidade

Eu nem consigo começar a descrever a todos a alegria que enche o meu coração. Às vezes eu fico completamente dominada pelas maravilhas Dele e ele consegue levar-me às lágrimas. Pouca gente me conhece verdadeiramente, e n... Leia mais

Próximos Eventos

Encontro em Valbom

Encontro em Valbom

Data 9 e 10 Maio 2015 09:00 -... Leia mais

Encontro em Lisboa

Encontro em Lisboa

  Data 13 e 14 Junho 2015 ... Leia mais

Destaque Livraria

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Ajudando o filho a lidar com a ansiedade

News image

Existem vários sintomas para observar o que é um... Leia Mais

Como fazer uma boa confissão?

News image

A confissão é um sacramento de cura Cada ... Leia Mais