Mensagens do Dia

  • 1
  • 2
  • 3

Saiba qual é a solução para os seus problemas

Saiba qual é a solução para os seus problemas

      Você também tem problemas com os quais luta? Filho drogado, ... Leia mais

O que faz a gente ser feliz?

O que faz a gente ser feliz?

        Cada vez mais compreendo que minha felicidade é construir a felic... Leia mais

Nossa confiança está no Senhor

Nossa confiança está no Senhor

        “Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me s... Leia mais



Assinala-se hoje o centésimo aniversário do nascimento de Henri Grouès, o padre católico francês que ficou conhecido como Abbé Pierre (1912-2005).

O sacerdote é evocado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) numa série de peças em que se recorda o seu compromisso em favor dos mais necessitados, desde a juventude, e a sua luta contra as injustiças, a começas na II Guerra Mundial, quando se juntou à Resistência.

Preso pelo exército alemão em maio de 1943, numa altura em que tinha assumido o nome Abbé Pierre, o padre francês foge, passa pela Espanha e chega à Argélia, onde encontrará o general de Gaulle.

Terminada a guerra, lança-se na política através do ingresso no Movimento Republicano Popular, que abandonará posteriormente.

Em 1949 propõe um projeto-lei que visava o reconhecimento da objeção de consciência e empreende a construção, frequentemente ilegal, de alojamentos para famílias sem-abrigo.

A residência do sacerdote, uma casa deteriorada que restaura em Neully-Plaisance, arredores de Paris, torna-se um albergue de juventude internacional batizado “Emaús”.

“Começa aqui o combate conta a exclusão, a partir de uma ideia simples mas que ao tempo era inovadora: a revenda de objetos recuperados”, destaca o SNPC.

As primeiras comunidades de Emaús nascem segundo o princípio «dá-me a tua ajuda para ajudar os outros».

“Emaús tornou-se uma recuperação de homens a propósito da recuperação de coisas”, definiu o Abbé Pierre.

Em fevereiro de 1954, o responsável reage a uma vaga de frio lançando um apelo de socorro aos microfones da rádio RTL, que desencadeou a chamada “insurreição da bondade”, que permitiu a construção de alojamentos de emergência.

“Apesar da sua saúde frágil, Abbé Pierre multiplicava-se em viagens – escapou de um naufrágio em 1963, no rio de la Plata, Uruguai – tornando-se a voz dos sem-voz”, destaca o perfil biográfico traçado pelo SNPC, organismo da Igreja Católica em Portugal.

No início dos anos 80 a comunidade de Emaús organiza a distribuição noturna de alimento; em 1984 funda, com outras instituições, o Banco Alimentar e reforça-se a ação em favor dos sem-abrigo.

Em 1988 é criada a Fundação Abbé Pierre, que continua o trabalho de alojamento dos desfavorecidos.

Na década de 90, o sacerdote abraça a causa dos direitos dos imigrados: mo Pentecostes de 1991, jejua na Igreja de São José, em Paris, com um grupo de pessoas que mantinham uma greve de fome por lhes ter sido negado o direito de asilo.

“Nunca deixou de estar ao lado dos sem-abrigo e dos indocumentados, combatendo o «mal da indiferença». É, por isso, uma das figuras mais queridas dos franceses, tendo sido várias vezes condecorado pelo Estado”, complementa o SNPC.

Abbé Pierre morreu a 22 de janeiro de 2007, às 05h25, num hospital de Paris, onde estava internado há cerca de uma semana, devido a uma infeção pulmonar.

(Fonte:Ecclesia)

Noticias Canção Nova

  • 1
  • 2
  • 3

Festa de Natal com sem-abrigo

Festa de Natal com sem-abrigo

A Comunidade Vida e Paz prossegue com a festa de Natal para as pessoas sem-abrigo, na Cantina 1 da Cidade Universitária em Lisboa, após um primeiro dia centrado nas pessoas apoiadas pelas suas equipas. António Quintas, com quatro anos de volunta... Leia mais

Bispo vai passar noite de Natal com os mais pobres e sós da cidade

Bispo vai passar noite de Natal com os mais pobres e sós da cidade

O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, vai passar a noite de Natal com os sós, os sem-abrigo e os pobres da cidade, numa iniciativa promovida pelo Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima. Num comunicado enviado à Agênci... Leia mais

Bispo de Setúbal pede alegria e ações concretas pelas famílias

Bispo de Setúbal pede alegria e ações concretas pelas famílias

O bispo de Setúbal dirigiu uma mensagem de Natal à diocese, na qual enumera vários motivos para a alegria neste tempo específico pelas várias famílias que se constituem na Igreja, na sociedade, e pede gestos concretos. “Levemos esperança aos ca... Leia mais

EM DESTAQUE...


Clube de Evangelização

“Aguardamos a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1Cor 1,7)

O Advento, é um tempo de preparação, e por isso somos convidados a vive-lo, como um tempo de penitencia, jejum e de oração. É um recordar da nossa miséria humana sem esperança, que Cristo ve... Leia mais

Missa do Clube da Evangelização, dia 7 de Novembro 2014

“A Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida Cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia ordenando-se ... Leia mais

Próximos Eventos

Encontro na Paróquia de Nova Oeiras

Encontro na Paróquia de Nova Oeiras

  Data 25 Jan 2015 10:00 -... Leia mais

Destaque Livraria

Subscrever Newsletter




Calendário de Eventos

Pe. Jorge Guarda-Sementes do Evangelho

CREIO EM DEUS AMOR

CREIO EM DEUS AMOR

  O símbolo da fé cristã começa por afirmar “creio em Deus, Pai todo-poderoso…”. Creio… é a resposta do homem a Deus, que se lh... Leia mais

Formação - Canção Nova

  • 0
  • 1
prev
next

Só competência não basta para segurar o emprego

News image

Foi-se o tempo em que competência era fator cruc... Leia Mais

Por que chamamos a Virgem Maria de Nossa Senhora?

News image

Rainha dos Anjos, Rainha dos Santos, Rainha dos ... Leia Mais