Nesta semana, o Vaticano anunciou a vigília ecuménica de oração, que, de 29 de setembro a 1 de outubro na Praça São Pedro, vai anteceder a primeira sessão da 16ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos.
O encontro dos bispos tem como tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” e vai decorrer de 4 a 29 de outubro.
De acordo com o Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, a Vigília de Oração, que será presidida pelo Papa Francisco, faz parte da iniciativa ‘Together’ promovida pela Comunidade de Taizé, em colaboração com a Diocese de Roma, Secretaria Geral do Sínodo, Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e o Dicastério para os Leigos, Família e Vida. Juntam-se ainda numerosas outras igrejas cristãs e associações eclesiais e ecumênicas.
O projeto ‘Together’ (que significa “juntos”) une cerca de 50 realidades eclesiais; dez grupos de trabalho foram constituídos para acompanhar os diferentes aspetos e preparar a vigília ecuménica. Jovens dos 18 a 35 anos, independente de sua tradição cristã, são convidados a ir a Roma, e serão acolhidos pelas paróquias e comunidades de Roma. Este evento pode ser vivido em continuidade à Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em agosto.
- Portugal envia menos missionários e recebe mais: dados 2025 das Obras Missionárias Pontifícias - 28 de Novembro, 2025
- Igreja em Portugal: Meeting Lisboa 2025, Cristo Rei e início do Advento | Novembro em destaque - 28 de Novembro, 2025
- Federação Pela Vida envia 11 perguntas aos candidatos presidenciais | Eleições 2026 - 28 de Novembro, 2025


