O presidente da República Portuguesa assinalou hoje o 4.º aniversário de pontificado do Papa Francisco, saudando a sua “corajosa defesa dos valores universais da paz e da justiça”.
Marcelo Rebelo de Sousa sublinha, numa mensagem divulgada pela página oficial da Presidência da República, que a eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio “como Sumo Pontífice da Igreja Católica, a 13 de março de 2013, marcou um ponto de viragem para todo o mundo, pela luz de esperança que, em tempos sombrios e de grande incerteza, o magistério do Papa Francisco vem incutindo em milhões de seres humanos”.
O chefe de Estado fala numa “data de júbilo para crentes e não-crentes, que festejam com enorme alegria a designação do novo Papa e a sua corajosa defesa dos valores universais da paz e da justiça”.
Após saudar “muito calorosamente” o Papa Francisco, Rebelo de Sousa recorda que o líder da Igreja Católica vai visitar Fátima este ano, “por ocasião do 100.º aniversário das Aparições de Fátima”.
“Estou certo de que o povo português irá receber o Papa Francisco com o mesmo espírito de amizade e de hospitalidade que marcou as visitas dos seus antecessores ao nosso país”, acrescenta a mensagem.
O presidente da República realça que Portugal é uma sociedade “livre e plural, que respeita a liberdade religiosa e de opinião, reconhecendo o valor histórico das relações com a Santa Sé e a presença multissecular da fé católica entre nós”.
“Eis um motivo adicional para saudar o Santo Padre no quarto aniversário do seu pontificado, que todos desejamos seja venturoso e longo de muitos anos”, acrescenta.
Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se com o Papa Francisco, no Vaticano, a 17 de março de 2016, tendo na altura deixado um convite formal para que o pontífice visitasse Portugal em 2017.
O cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito como sucessor de Bento XVI há quatro anos, após a renúncia do agora Papa emérito, assumindo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e também o primeiro pontífice sul-americano.
Em 48 meses, o Papa argentino fez 17 viagens internacionais e ainda 12 visitas na Itália, incluindo uma passagem pela ilha de Lampedusa; Fátima vai receber Francisco a 12 e 13 de maio, na celebração do Centenário das Aparições.
Fonte: Agência Ecclesia.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023