No mês dos 74 anos em que a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado foi aprovada como uma instituição de Direito Diocesano, as religiosas e a Diocese de Bragança-Miranda celebram a abertura do Inquérito Diocesano sobre a Causa de beatificação de sua fundadora, a Serva de Deus Irmã Maria de São João Evangelista. A Igreja de Santa Maria Mãe da Igreja foi o cenário desta cerimônia solene, presidida pelo Bispo diocesano, Dom Nuno Almeida.
Após as leituras de importantes documentos, como o Decreto de nomeação do Postulador e a declaração favorável dos bispos portugueses aprovando o início da Causa, os membros do inquérito prestaram juramento. Comprometem-se a investigar com rigor a vida e virtudes da religiosa. Ela viveu uma profunda espiritualidade centrada na Eucaristia, que se manifestou, ao longo dos anos, através de diversos acontecimentos místicos.
Alzira da Conceição Sobrinho, nome de batismo, nasceu em 1888, em Pereira, Mirandela. Faleceu em 1982, na solenidade do Corpo de Deus, sua festa predileta.
Como em todo processo de beatificação, haverá uma rigorosa análise de possíveis milagres atribuídos à religiosa. A fase diocesana foca-se em coletar testemunhos e evidências sobre a sua vida.
- Ao completar 75 anos, bispo do Algarve apresenta resignação ao papa - 6 de Setembro, 2024
- “Não relíquias? Relíquias? Quase relíquias?”: exposição temporária do Museu de São Roque - 6 de Setembro, 2024
- Diocese de Setúbal assina protocolo para acolhimento de sacerdotes idosos ou doentes - 6 de Setembro, 2024