Skip to content
MENU
  • NOTÍCIAS
  • PEREGRINAÇÕES
  • CONTACTOS
  • QUEM SOMOS
  • NOTÍCIAS
  • FORMAÇÃO
  • CLUBE
  • TV
  • RÁDIO
  • EVENTOS
  • LOJA
  • REVISTA
  • CONTACTOS
A nossa missão é evangelizar. A nossa missão é evangelizar.
    • QUEM SOMOS
    • NOTÍCIAS
    • FORMAÇÃO
    • CLUBE
    • TV
    • RÁDIO
    • EVENTOS
    • LOJA
    • REVISTA
    • CONTACTOS
    A nossa missão é evangelizar. A nossa missão é evangelizar.
    Arquivo> Bispos católicos e anglicanos vão celebrar 50 anos de diálogo
    28 de Setembro, 2016

    Bispos católicos e anglicanos vão celebrar 50 anos de diálogo

    Trinta e seis bispos, representando as comunidades católicas e anglicanas de todo o mundo, farão uma peregrinação a Cantuário e a Roma, para celebrar os 50 anos de diálogo oficial entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana, iniciado oficialmente em 1966 com a “Declaração Comum” assinada por Paulo VI e pelo então Arcebispo de Cantuária, Michael Ramsey.

    Em Cantuária, a peregrinação viverá o seu primeiro momento celebrativo com a peregrinação ao túmulo de São Tomás Becket, mesmo local onde, em 1982, João Paulo II e o então Arcebispo Robert Runcie rezaram juntos à “pedra fundamental” na história recente das relações entre católicos e anglicanos.

    A iniciativa é uma promoção da Iarcuum (International Anglican-Roman Catholic Commission for Unity and Mission – Comissão Internacional pela Unidade e a Missão). A organização foi criada no ano 2000, como ponto de referência pastoral no diálogo entre Roma e Cantuária, e atualmente presidida pelo Arcebispo católico de Regina (Canadá) Dom Donald Bolen e pelo Bispo anglicano Dom David Hamid.

    5 de outubro

    No dia 5 de outubro será concluída a peregrinação e aberto um Simpósio acadêmico na Pontifícia Universidade Gregoriana. Mas o momento mais importante do dia será na Igreja São Gregorio al Celio, a igreja católica que teve como Prior o monge Agostinho, quando em 595 foi enviado pelo Papa Gregório a evangelizar as populações anglo-saxônicas.

    Lá, o Papa Francisco e o Arcebispo Justin Welby rezarão juntos, presidindo um rito durante o qual, aos Bispos presentes, será confiado o mandato de prosseguir o diálogo na vida cotidiana das próprias comunidades.

    Na Igreja Católica e na Comunhão Anglicana, Agostinho é venerado como um santo, um proeminente Doutor da Igreja e o Patrono dos agostinianos. Sua festa é celebrada no dia de sua morte, 28 de agosto. Muitos protestantes, especialmente os calvinistas, consideram Agostinho como um dos “pais teológicos” da Reforma Protestante por causa de suas doutrinas sobre a salvação e graça divina.

    História de diálogo

    A partir de sexta-feira, dia 2, a IARCUUM estará reunida na Grã Bretanha para falar do caminho percorrido nestes cinquenta anos e, em particular, do documento “Crescer juntos na unidade e na missão” – texto em que, em 2007, católicos e anglicanos resumiram os frutos e os novos desafios abertos pelo diálogo teológico entre as duas comunidades.

    A história desse diálogo começou, na realidade, já em 1960, com o primeiro encontro entre um Papa, João XXIII, e um Primaz anglicano, Geoffrey Francis Fisher. Naquela ocasião, porém, tratou-se de uma visita de caráter privado.

    Para se chegar a um encontro oficial, foi necessário esperar até 24 de março de 1966, quando Paulo VI e o Arcebispo Ramsey assinaram pela primeira vez uma Declaração Comum.

    Desde então, por meio do ARCIC – organismo de debate teológico entre as duas Confissões – chegou-se à elaboração de numerosos documentos comuns sobre temas como a Eucaristia, o Ministério Ordenado, Maria, a eclesiologia.

    Os repetidos encontros entre os Pontífices e os Primazes anglicanos (o últimos há poucos dias, em Assis) fez crescer as relações fraternas entre Roma e Cantuária, apesar dos desgastes criados pelas divisões também sobre questões novas, como o tema do sacerdócio feminino, ordenação de bispos mulheres, ou a homossexualidade.

    Fonte: noticias.cancaonova.com

    • About
    • Latest Posts
    Nuno Nogueira
    Nuno Nogueira
    Nuno é colaborador da Comunidade Canção Nova em Fátima.
    Nuno Nogueira
    Latest posts by Nuno Nogueira (see all)
    • Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
    • Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
    • Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023
    anglicanosbisposcatolicosdialogo

    Artigos Relacionados:

    • “Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim” é o desafio da Conferência Nacional das Associações do Apostolado dos Leigos

    • Temperamento, personalidade e caráter são as mesmas coisas?

    • A crise de relacionamentos pela qual o ser humano está a passar

    • O pouco com Deus é muito

    Canção Nova

    • Quem Somos
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Estatuto Editorial

    Encontre-nos

    • Contactos
    • Loja Online

    Europa

    • França
    • Roma

    Redes Sociais

    Facebook

    Youtube

    Instagram

    Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600 (chamada para a rede fixa nacional)

    Faça a sua Doação

    REFERÊNCIA ÚNICA

    ENTIDADE: 21098

    REFERÊNCIA: 101 324 324

    Só com o seu apoio é que conseguimos cumprir a nossa missão de "evangelizar, comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos trouxe…"


    Caso queira identificar a sua doação através desta referência única, preencha o seguinte formulário:

    *
    *
    *
    *
    *

    This will close in 0 seconds

    x

    Pedido de Oração

    PEDIDO DE ORAÇÃO

    Deixe aqui o seu pedido de oração, rezaremos por ele no Terço da Misericórdia às 15h.

    This will close in 0 seconds

    x

    Vocacional

    12345
    Qual é a sua Vocação?
    *
    *
    Seguinte
    *
    Anterior
    Seguinte
    *
    Anterior
    Seguinte
    *
    Anterior
    Seguinte
    *
    Anterior
    Seguinte

    This will close in 0 seconds

    X
    DOAR
    PrevNext
    SuMoTuWeThFrSa
    293012345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829303112