O Campo Militar de São Jorge testemunhou o local onde se travou, a 14 de Agosto de 1385, uma das maiores batalhas campais da Idade Média entre dois exércitos régios: a Batalha de Aljubarrota. No Centro de Interpretação da batalha, o visitante tem acesso ao património referente a um dos fatos mais decisivos da história de Portugal.
O turista pode conhecer o duelo de grande relevância política, diplomática e militar por meio de diversas ferramentas. Tais como: fontes documentais, iconográficas e literárias; escavações arqueológicas; e recursos audiovisuais.
No planalto, onde hoje se situa a aldeia de São Jorge, concelho de Porto de Mós, confrontaram-se dois pretendentes ao trono após uma crise sucessória do Reino de Portugal: Dom João I de Castela e Leão; e Dom João I, Mestre de Avis. Este fora aclamado rei quatro meses antes nas Cortes de Coimbra. Na altura, o contexto social europeu era de fome, epidemia da peste negra e inúmeras revoltas entre nações, como a Guerra dos Cem Anos, que devastava a França e a Inglaterra.
- Comissão Justiça e Paz rejeita instrumentalização de valores cristãos em contexto eleitoral - 6 de Fevereiro, 2026
- Proteção Civil alerta para cheias e inundações em Portugal após tempestades Kristin e Leonardo - 6 de Fevereiro, 2026
- Tempestade Kristin danifica 45% do património religioso na Diocese de Leiria-Fátima - 6 de Fevereiro, 2026


