Mensagem episcopal de D. José Ornelas sobre a depressão Kristin

Caríssimos irmãos e irmãs de todo o território da Diocese de Leiria-Fátima, particularmente na Região Centro do País.

Santuário de Nossa Senhora da Encarnação (Foto: Ricardo Graça)

Dirijo-me a vós, neste momento de dor e dificuldade, marcado pela devastação causada pela depressão Kristin, com a proximidade que a nossa fé nos inspira. Em primeiro lugar, quero expressar a minha solidariedade e oração pelas vítimas mortais e suas famílias, pelos que ficaram feridos, bem como por aqueles que perderam bens, memórias e meios de vida. Todos reconhecemos o sofrimento físico, emocional e espiritual que esta situação tem causado. Não estão sozinhos neste momento.

A Diocese de Leiria-Fátima acompanha, de forma atenta, esta difícil situação, nas paróquias e organizações do território, à medida que a rede de comunicações o permite, procurando oferecer apoio concreto e presença pastoral junto das comunidades afetadas, agindo em articulação com as autoridades locais e nacionais de socorro e reparação das condições de vida das áreas atingidas.

Por parte da Diocese, toda a ajuda económica ou de bens de primeira necessidade deve ser canalizada através da Cáritas diocesana, de acordo com as indicações veiculadas nas plataformas digitais da Diocese.

A nossa solidariedade estende-se também às outras dioceses que enfrentam contrariedades semelhantes. Reconhecemos o esforço e o sofrimento de todos aqueles que, nos territórios vizinhos, foram atingidos por esta devastadora situação.

Agradecemos de coração a solidária disponibilidade das organizações que, desde a primeira hora, marcam presença ao nosso lado, como corporações de bombeiros, forças de segurança e proteção civil, e outros organismos de carácter público e social que aqui acorrem, oriundos de todo o país. É um sinal muito positivo de humanidade solidária que permanecerá na nossa memória coletiva. Um particular agradecimento aos grupos de jovens e mais adultos que estão a integrar o esforço de apoio, com aqueles que estão na primeira linha de intervenção.

Em momentos como este, a esperança cristã torna-se uma luz que nos guia. Somos chamados a confiar em Deus e a fortalecer os laços de comunhão e solidariedade entre nós. Cada gesto de ajuda, cada oração, cada presença amiga contribui para a reconstrução e para o alívio do sofrimento. Nesta atitude, é-me grato partilhar aqui a mensagem especial que o Papa Leão XIV acaba de transmitir a todos os atingidos por esta calamidade. É uma página do conforto amigo que brota da comunhão que vivemos como Igreja e nos dá força e esperança.

Que a Virgem Maria, Mãe da Esperança, ampare todos os que sofrem e ilumine os corações de quem se dedica a ajudar.

D. José Ornelas Carvalho
Bispo de Leiria-Fátima

 

Fonte: Diocese de Leiria-Fátima