O Vídeo do Papa de fevereiro, mês em que a Igreja celebra a Jornada Mundial do Enfermo, lança um apelo para que doentes terminais recebam sempre os cuidados necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.
“Há duas palavras que, quando alguns falam de doenças terminais, as confundem: incurável e in-cuidável. E não são a mesma coisa. Mesmo quando existam muito poucas possibilidades de cura, todos os enfermos têm direito ao acompanhamento médico, ao acompanhamento psicológico, ao acompanhamento espiritual, ao acompanhamento humano”, diz o papa.
“Curar se é possível, cuidar sempre”, afirma o Papa Francisco ao recordar São João Paulo II no vídeo-mensagem que dirige a toda a humanidade através da Rede Mundial de Oração do Papa. A mensagem reflete que, na cultura atual de descarte não há lugar para os doentes terminais e, assim, nas últimas décadas, a eutanásia tem ganhado terreno em muitos países.
- 25 anos do Clube da Evangelização da Canção Nova em Portugal - 6 de Junho, 2025
- O Vídeo do Papa: primeira vez com a voz de Leão XIV - 5 de Junho, 2025
- Jubileu do Laicado em Viseu e Vigília de Pentecostes em Leiria - 5 de Junho, 2025