São Bento é um dos padroeiros da Europa, comemorado a cada 11 de julho. Em Portugal, há um lugar muito especial de culto ao santo: o Santuário de São Bento da Porta Aberta. Entre as belas paisagens da serra do Gerês, ergueu-se, pelo ano de 1615, uma ermida devido a uma necessidade pastoral, já que a localidade estava longe da igreja paroquial.
A devoção ao santo no continente europeu e a proximidade de um mosteiro cisterciense, também seguidora da regra beneditina, podem ser as razões para a capela ser dedicada ao fundador da Ordem Beneditina.
Também na Arquidiocese de Braga, no mês dedicado a São Bento, a Paróquia da Várzea, em Barcelos, promoveu uma iniciativa de fazer uma cópia manuscrita da Regra dos Monges.
A atividade intitulada “Transcrevendo a Regra de São Bento” vai permitir que os participantes deixem a sua letra para a posteridade, num caderno produzido para o efeito no Mosteiro de Singeverga.
O texto será posteriormente ilustrado, nomeadamente, os capítulos mais emblemáticos. Por exemplo, a obediência dos monges, valor do silêncio, degraus da humildade, reverência na oração e virtude da hospitalidade.
- Manual “Estamos Todos?”: recursos para promover a inclusão de pessoas com deficiência em atividades pastorais - 5 de Dezembro, 2024
- “Escreva uma carta ou um postal a um recluso”: campanha de Natal da Pastoral Penitenciária de Braga - 5 de Dezembro, 2024
- “Pelos peregrinos da esperança”: a intenção de oração do papa para o mês de dezembro - 5 de Dezembro, 2024