Skip to content
MENU
  • NOTÍCIAS
  • PEREGRINAÇÕES
  • CONTACTOS
  • QUEM SOMOS
  • NOTÍCIAS
  • FORMAÇÃO
  • CLUBE
  • TV
  • RÁDIO
  • EVENTOS
  • LOJA
  • REVISTA
  • CONTACTOS
A nossa missão é evangelizar. A nossa missão é evangelizar.
    • QUEM SOMOS
    • NOTÍCIAS
    • FORMAÇÃO
    • CLUBE
    • TV
    • RÁDIO
    • EVENTOS
    • LOJA
    • REVISTA
    • CONTACTOS
    A nossa missão é evangelizar. A nossa missão é evangelizar.
    Noticias> Sejamos arquitetos do diálogo e da amizade
    1 de Julho, 2021

    Sejamos arquitetos do diálogo e da amizade

    Na mensagem de vídeo com a intenção de oração para o mês de julho, Papa Francisco destaca o diálogo como “forma de ver a realidade de uma maneira nova, de viver com entusiasmo os desafios da construção do bem comum”. O Papa pede o fim da polarização que divide a sociedade e reza para que “não haja espaços de inimizade e de guerra”.

    A amizade social” é o tema da videomensagem do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de julho, divulgada nesta quarta-feira (30/06).

    “A Bíblia diz que quem encontra um amigo encontra um tesouro”, diz o Pontífice na mensagem de vídeo, exortando a rezar pela construção do bem comum através da ação de homens e mulheres que dialogam, e que também se mantêm ao lado dos mais pobres e vulneráveis.

    O diálogo num mundo polarizado
    Gostaria de propor a todos que fossem além dos grupos de amigos e construíssem a amizade social, que é tão necessária para a boa convivência. Que nos reencontremos especialmente com os mais pobres e vulneráveis. Os que estão nas periferias. Que nos afastemos dos populismos que exploram a angústia do povo sem oferecer soluções, propondo uma mística que nada resolve. Que fujamos da inimizade social, que só destrói, e escapemos da “polarização”.

    Embora em geral se possa dizer que, em todo o mundo, o número de mortes nas guerras vem caindo desde 1946, os conflitos e a violência no nível da sociedade ainda são recorrentes. E embora, às vezes, os conflitos não se manifestem de forma física, pode-se observar uma polarização crescente que pode contaminar as relações sociais. O Papa advertia em 2016: “Vemos, por exemplo, com que rapidez aquele que está ao nosso lado deixa de possuir apenas a condição de desconhecido ou imigrante ou refugiado, mas também se torna uma ameaça; tem o estatuto de um inimigo. Desde então, tenho visto com preocupação como a polarização e a inimizade também são um ‘vírus’ que invadiu nossas formas de pensar, sentir e agir”.

    Que não haja espaços de inimizade e de guerra
    No mundo de hoje, destaca Francisco, “uma parte da política, da sociedade e dos media está decidida a criar inimigos, para derrotá-los num jogo de poder”.

    O Papa dedicou o sexto capítulo da Encíclica Fratelli Tutti ao tema do “Diálogo e amizade social”. “O diálogo social autêntico pressupõe a capacidade de respeitar o ponto de vista do outro, aceitando a possibilidade de conter certas convicções ou interesses legítimos”, afirma o Pontífice no documento.

    Na intenção de oração de julho, Francisco reforça essa ideia, dizendo:

    O diálogo é o caminho para ver a realidade de uma maneira nova, para viver com entusiasmo os desafios da construção do bem comum. Rezemos para que, nas situações de conflitos sociais, económicos e políticos, sejamos arquitetos do diálogo, arquitetos da amizade, corajosos e apaixonados, homens e mulheres que sempre estendem a mão, e que não haja espaços de inimizade e de guerra.

    Fonte: Vatican News

    • About
    • Latest Posts
    Nuno Nogueira
    Nuno Nogueira
    Nuno é colaborador da Comunidade Canção Nova em Fátima.
    Nuno Nogueira
    Latest posts by Nuno Nogueira (see all)
    • Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
    • Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
    • Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023
    amizadeamizade socialarquitetosbem-comumdialogointençãooracaovideo do papa

    Artigos Relacionados:

    • Partilhar com mansidão a esperança dos corações é a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Socias que se celebra hoje

    • Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2025: comunicadores de Portugal partilham últimos acontecimentos da vida da Igreja

    • No âmbito dos 50 anos da criação da Diocese de Santarém, fiéis peregrinam a Fátima

    • Patriarco de Lisboa celebra Dia Jubilar Diocesano

    Canção Nova

    • Quem Somos
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Estatuto Editorial

    Encontre-nos

    • Contactos
    • Loja Online

    Europa

    • França
    • Roma

    Redes Sociais

    Facebook

    Youtube

    Instagram

    Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600 (chamada para a rede fixa nacional)

    Faça a sua Doação

    REFERÊNCIA ÚNICA

    ENTIDADE: 21098

    REFERÊNCIA: 101 324 324

    Só com o seu apoio é que conseguimos cumprir a nossa missão de "evangelizar, comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos trouxe…"


    Caso queira identificar a sua doação através desta referência única, preencha o seguinte formulário:

    *
    *
    *
    *
    *

    This will close in 0 seconds

    x

    Pedido de Oração

    PEDIDO DE ORAÇÃO

    Deixe aqui o seu pedido de oração, rezaremos por ele no Terço da Misericórdia às 15h.

    This will close in 0 seconds

    x

    Vocacional

    12345
    Qual é a sua Vocação?
    *
    *
    Seguinte
    *
    Anterior
    Seguinte
    *
    Anterior
    Seguinte
    *
    Anterior
    Seguinte
    *
    Anterior
    Seguinte

    This will close in 0 seconds

    X
    DOAR
    PrevNext
    SuMoTuWeThFrSa
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293012345