Em Fátima, a primeira Peregrinação Internacional Aniversária do ano. Primeiramente, na noite do dia 12, 250 mil fiéis participaram do terlo, procissão das velas e Celebração da Palavra. Já no dia 13 de emaio, foram 200 mil.
Milhares de pessoas de 34 países formaram um grande mar de luz na noite do dia 12. Número superior aos 200 mil, conforme registrou-se em maio de 2023.
O presidente das celebrações foi o arcebispo de Barcelona, Cardeal Juan José Omella. Além disso, ele é membro do C9, o conselho de cardeais do papa.
Em seguida, o cardeal revelou o que diz ao santo padre acerca do processo sinodal. Por fim, suas palavras apontaram como Fátima inspira esse itinerário da Igreja.
Antes da vela nas mãos, muitos desses peregrinos tiveram os pés em marcha. Depois de dias de caminhada, o ponto de chegada é logo a Capelinha das Aparições.
Neste ano, o Santuário de Fátima confirmou uma afluência maior de peregrinos a pé, incluindo muitos jovens. Nem todos os grupos se inscrevem, mas até a tarde de 12 de maio, foram 170.
Por outro lado, 1º de de janeiro até 30 de abril, mais de um 1,5 milhão de fiéis participaram de 3000 celebrações na instituição. No mesmo período em 2023, o quantitativo foi de 809 mil pessoas.
Por fim, é hora do adeus a Nossa Senhora. Os lenços brancos, no encerramento da Missa de 13 de maio, simbolizam também a oração pela paz. Este é um ato muito frequente neste lugar, além da confiança numa mãe que nunca abandona os seus filhos.
Imagens: Humberto Magro/Erick Jesus/TV Canção Nova Portugal
Edição: Erick Jesus
Reportagem: Gracielle Reis
Veja também: Fundação AIS promove Terço pela paz no mês de maio
- Ao completar 75 anos, bispo do Algarve apresenta resignação ao papa - 6 de Setembro, 2024
- “Não relíquias? Relíquias? Quase relíquias?”: exposição temporária do Museu de São Roque - 6 de Setembro, 2024
- Diocese de Setúbal assina protocolo para acolhimento de sacerdotes idosos ou doentes - 6 de Setembro, 2024