Em Carta dirigida ao clero e comunidades cristãs do Patriarcado de Lisboa, nesta sexta-feira, 21 de junho, Dom Rui Valério convoca o clero, religiosos e fiéis leigos a participarem da Missa de Ordenação dos bispos auxiliares. A cerimónia ocorrerá no próximo dia 21 de julho, às 16h, no Mosteiro dos Jerónimos. Segundo ele, um “momento raro” de Ordenação Episcopal de dois presbíteros. O primeiro registo de ocasião semelhante em Lisboa foi em 1931.
Na mensagem, Dom Rui Valério informa ainda que, no início da celebração, ser-lhe-á imposto o Pálio de Metropolita que receberá das mãos do Santo Padre no dia 29 de junho.
Como explica, o Pálio pode ser símbolo da ovelha perdida que o Bom Pastor coloca aos ombros e reconduz aos caminhos do Senhor, e também sinal de Jesus, o Pastor que conduz a Igreja.
- Manual “Estamos Todos?”: recursos para promover a inclusão de pessoas com deficiência em atividades pastorais - 5 de Dezembro, 2024
- “Escreva uma carta ou um postal a um recluso”: campanha de Natal da Pastoral Penitenciária de Braga - 5 de Dezembro, 2024
- “Pelos peregrinos da esperança”: a intenção de oração do papa para o mês de dezembro - 5 de Dezembro, 2024