Os bispos portugueses estiveram reunidos em Assembleia Plenária, nesta semana, e procederam à eleição dos seus Órgãos para o triénio 2023-2026.
Dom José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima, foi reeleito para presidente, assim como o Vice-Presidente, Dom Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra; e o secretário, Padre Manuel Barbosa.
Na abertura da Assembleia, sobre o drama dos abusos no seio da Igreja, Dom Ornelas salientou a necessidade de uma verdadeira cultura de proteção e cuidado dos mais frágeis.
Entre outras medidas, está prevista a formação de clérigos e leigos responsáveis pelo acompanhamento de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, bem como a revisão dos programas de formação dos seminários.
“É igualmente importante a colaboração da Igreja com as instituições civis, nomeadamente as que desenvolvem a sua ação na proteção dos menores. Comprometidos que estamos em erradicar os abusos sexuais no seio da Igreja, queremos ser igualmente parte ativa na resolução deste drama, que se encontra transversalmente presente nos diversos quadrantes da sociedade”, declarou o bispo.
- Manual “Estamos Todos?”: recursos para promover a inclusão de pessoas com deficiência em atividades pastorais - 5 de Dezembro, 2024
- “Escreva uma carta ou um postal a um recluso”: campanha de Natal da Pastoral Penitenciária de Braga - 5 de Dezembro, 2024
- “Pelos peregrinos da esperança”: a intenção de oração do papa para o mês de dezembro - 5 de Dezembro, 2024