Santuário pretende que peregrinos colham todas as bênçãos espirituais da visita do Papa

No âmbito do Centenário das Aparições, o Santuário de Fátima prepara-se para receber o Papa Francisco. E, hoje, numa conferência de imprensa foi apresentada a imagem gráfica e identidade visual da sua visita a 12 e 13 de maio. Imagem que irá acompanhar toda a comunicação da visita e que o santuário disponibilizará em breve online e nas redes sociais.

O Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima irá coordenar a visita do papa. E relativamente à nova imagem gráfica afirmou que a mesma pretende retratar o “estilo de simplicidade e clareza” que caracteriza o Papa Francisco.

«A nova imagem gráfica, da autoria do designer Francisco Providência, apresenta o desenho de um coração, feito em contas do rosário, rematadas por uma cruz, e tem inscrito, no interior, “Papa Francisco – Fátima 2017” comportando ainda o lema da visita papal – “Com Maria, Peregrino na Esperança e na Paz”- e o logótipo das comemorações do centenário das aparições.»

Francisco Providência explicou que na nova imagem procurou “valorizar a proximidade física e simpática do papa, que, a sorrir, acena com a mão num gesto de saudação e bênção”.

Por outro lado, o Pe. Carlos Cabecinhas apresentou também o lema da visita: “Com Maria, peregrino na esperança e na Paz”. Este lema vem ao encontro da condição que o Papa Francisco referiu vir a Fátima. Virá como peregrino, para rezar com os peregrinos no santuário que é o coração espiritual de Portugal, expressão usada pelo Papa Bento XVI e que Pe. Carlos Cabecinhas quis sublinhar.

Este tema, que é mensagem de Paz permite unir o pontificado de Francisco à mensagem de Fátima.

O reitor do santuário referiu ainda que “esta visita papal pretende ser ação de graças para o dom que é Fátima para a igreja e para o mundo, no centenário e que os preparativos, em conjunto com o Estado Português, e as demais entidades envolvidas, estão a decorrer «em bom ritmo»”.

Relativamente ao programa das celebrações, irá manter a mesma dinâmica, ainda que possam existir alguns ajustes. O santuário está a trabalhar em propostas litúrgicas e o programa definitivo será apresentado futuramente com o hino da visita papal.

O Santuário de Fátima só irá saber o programa da visita papal quando o Vaticano assim o divulgar, o que se prevê que irá acontecer apenas dois meses antes. Informou ainda, que os padres e diáconos que desejarem concelebrar a 12 e 13 de maio deverão efetuar uma pré-inscrição que será disponibilizada pelo

Toda a preparação do santuário, além de todas as iniciativas abordadas na conferência de imprensa, visa essencialmente maior preocupação com os peregrinos para que possam participar e acompanhar estes dias tão importantes para o país e para o mundo.

Assim, mesmo ainda não sabendo a previsão de quantas pessoas o Santuário de Fátima poderá acolher nestes dias, o próprio santuário irá colocar écrans gigantes com áudio e vídeo por trás da Basílica da Santíssima Trindade e em outros pontos de Fátima.

O santuário deseja que todos os peregrinos através da participação nas celebrações do Centenário com o Papa colham todas as bênçãos espirituais desta visita.