Uma noite de encontros sobre o ‘Campo da Graça’

Foi uma benção esta noite no ‘Campo da Graça’. O Papa chegou no papamóvel acenando aos peregrinos que cantavam, gritavam de alegria por onde ele passava. O entardecer no ‘Campo da Graça’, um belo cenário para iniciar a noite de Vigília da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens peregrinos com o Papa e também com Jesus através do momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento que se seguiu após o discurso do Papa.

Foto: Canção Nova Portugal

A cerimónia iniciou com o testemunho de dois jovens, Padre. António Ribeiro de Matos, um jovem sacerdote português de 33 anos de idade que partilhou as descobertas da sua fé e vocação, a outra jovem, Marta Luís de 18 anos, natural de Moçambique partilhou os desafios que se vive no seu país, os sofrimentos e dores do seu povo por causa da guerra e da violência.

Entretanto seguiu-se o discurso do Papa em que afirmou que a única possibilidade de olhar uma pessoa de cima a baixo é apenas para ajudá-la a levantar-se e enfatizou que é esta a ajuda mútua que devemos ter e ser uns para os outros. O Pontífice também convidou cada um a agir assim consigo mesmo e exortou: “se cair, levante-se, quantas vezes forem necessárias, levante-se.” Enquanto o discurso decorria, luzes no céu por cima do palco do Campo da Graça formavam as palavras, ‘levanta-te’ e ‘segue-me’.

De seguida aconteceu a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A paz reinou entre os peregrinos que puderam encontrar-se com Jesus, adorar, rezar, encontrar os povos de diversas nações neste lugar numa grande experiência de fé.

Foto: Canção Nova Portugal

A noite foi embalada pela atmosfera de santidade que reinou no ambiente e nos corações dos peregrinos, o brilho nos olhos daqueles que se deixaram envolver pela proposta do momento com Jesus exalou alegria nos grupos de jovens de diversos países reunidos neste clima de união.

O momento finalizou com a benção final para uma boa noite de descanso aos jovens, que certamente foram dormir cansados, mas convidados a vivenciar a santidade.

Os peregrinos descansam no campo da graça, em sacos cama, colchões improvisados, mas não faltou disposição dos jovens para beber daquilo que Deus estava a oferecer aos corações nesta noite de sábado.

O momento de adoração iniciou com um grande silêncio, nesse momento muitos jovens não conseguiram conter as lágrimas diante da presença de Jesus, diante do silêncio que preencheu o recinto e as almas das pessoas, preencheu de presença os corações dos peregrinos.

Este foi um grande momento na noite de vigília do Papa com os jovens peregrinos em que o próprio Jesus veio encontrá-los para curar, restaurar, renovar, levantar, ocupar todos os vazios no interior da sua alma, todas as perguntas ainda sem respostas.

Assim como o Papa proferiu no seu discurso mais uma vez espontâneo, esta noite veio o próprio Senhor Jesus e levantou-nos.

Foto: Canção Nova Portugal

No Campo da Graça, nesta noite da JMJ, a fé católica foi vivenciada, em clima de união, paz, encontro e reconciliação. Jesus encontrou a alma dos jovens peregrinos vindos de todas as partes do mundo, e estes foram olhados por Jesus.

A Adoração ao Santíssimo Sacramento aconteceu ao som de alguns momentos musicais, destacando Carminho que acompanhada à guitarra portuguesa cantou a força dos peregrinos está na Estrela que nos guia que é Jesus. Para terminar este momento também vários jovens leram as suas orações e reflexões diante de Jesus Eucarístico testemunhando: “Hoje, aqui nesta Jornada, mais uma vez encontrei-Te. Ajuda-me a ser missionária”, pediu a jovem a Jesus.

Para a jovem missionária Joyce Silveira, a vigília foi uma emoção muito grande, uma experiência de fé indescritível por estar no meio de tantos jovens, um momento para não se sentir só, mas juntos. Para ela os jovens são portadores de uma força, e este momento foi de renovar a fé e a decisão de seguir Jesus.

O momento encerrou num clima de paz, onde os jovens também passaram a noite de sábado e aguardaram pela missa de domingo que encerra esta edição da JMJ.

Foto: Canção Nova Portugal